CAMINHOS POSSÍVEIS

POR ADRIANO RODRIGUES

Neste capítulo abordaremos e proporemos o uso de modelo de revista digital deposita em ambiente online, dispostas em multiplataformas como computadores desktop/notebook, tablets e smartphone. Sabemos que nossa proposta não traz nenhuma inovação ou revolução, o que queremos aqui é propor uma solução de revista digital que possa ser interessante como veículo de comunicação, possa ser funcional para os leitores e possa ser economicamente viável e rentável para os editores de revista. O que procuramos nesta pesquisa é organizar e sistematizar a forma de se produzir revista digital online com características e funcionalidades das revistas digitais modelo Adobe DPS, já que este é o modelo padrão para o mercado editorial de revistas digitais.

Sabemos que o meio revista tem seu grande valor no campo da comunicação, mas percebemos que não tem sido tratada de forma adequada em ambientes digitais. Muitas editoras simplesmente depositaram sua versão de revista digital (se é que podemos considerar assim) em formato PDF em computadores, tablets e, por incrível que pareça, até em smartphones, sem nenhuma preocupação e respeito com o leitor, pois o fato de estarem em suportes digitais não quer dizer que se tem uma revista digital. Para que a revista seja interessante, é preciso cuidar com zelo de sua adaptação para este novo suporte, trabalhando muito forte com o design.

Outra preocupação que temos em nossa proposta é que a revista seja funcional, ou seja, ela precisa estar adequada ao ambiente digital. O que queremos é implementar um modelo de revista digital que possa contemplar inúmeros fatores como a adequação e tratamento adequado para o suporte digital, que seja projetada corretamente para que os leitores e os anunciantes, que possam realmente ser consumidas (lidas).

Por que escolhemos fazer um modelo de revista online? Um fator de extrema importância é minimizar ao máximo o custo de produção deste tipo de revista. O que vemos hoje é o alto custo das plataformas de revistas digitais (principalmente o da Adobe DPS). O que queremos aqui é propor um modelo que seja viável economicamente e que possa ajudar na difusão e implementação de um modelo economicamente possível para pequenas, médias e até grandes editores.

Nossa preocupação é que a revista digital não perca suas características, seja viável, que tenha respeito com o leitor, que explore os novos recursos encontrados em ambientes digitais e, principalmente, possa dar retorno como modelo de negócio para seus editores.

Para que nossa proposta seja entendida, descreveremos a seguir vários fatores que venham esclarecer o modelo de revista digital online de acordo com nossa proposta. Para não ficarmos apenas no campo teórico, pretendemos exemplificar nossos argumentos criando um modelo/protótipo da nossa proposta de revista digital e, para isso, usaremos como referência a Revista Cásper. A escolha da Revista Cásper se dá por acharmos que é uma revista que tem um projeto editorial de excelente qualidade, é desenvolvida por professores e alunos da Faculdade Cásper Líbero, e é também uma publicação sem fins lucrativos. Além disso, achamos que sua versão digital não está de acordo com um bom projeto de revista digital, uma vez que está aplicado ao Issue.

Rolar para cima